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Ano Letivo: 2022/23

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Design Multimédia I

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964420.

Docente(s)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Entender o conceito de imagens em movimento como veículo e suporte de informação e comunicação.
Compreender a sua composição e formato
Adquirir conhecimentos sobre a forma de aquisição e gestão da imagem (a câmara e a lente)
Apresentar uma visão crítica sobre imagem e vídeo e a sua capacidade de informação, através da edição de conteúdos, nas suas diferentes formas e plataformas de difusão.
Abordar a linguagem audiovisual como forma e conceito, criando narrativas.
Executar a construção de narrativas e animações visuais

Programa
1.A Linguagem audiovisual
1.1 narrativas e técnicas de comunicação
1.2 As diferentes formas de comunicação (manipulação) através do vídeo
1.3 Plano, Cena e Sequência
1.4 Enquadramentos
1.5 Composição e Perspetiva
1.6 Movimentos de câmara
1.7 Flashback, elipse, raccord
1.8 Regras de filmagem

2. A camara Vídeo
2.1 tipos de camara
2.2 tipos de lentes
2.3 a relação entre velocidade/abertura/iso
2.4 aspect ratio na captura
2.5 codec e resoluções
2.6 O áudio
2.7 A captura de áudio
2.8 Os microfones

3.Edição de Vídeo e de áudio

3.1 Resoluções para definição de preset
3.2 Aspect Ratio da imagem na edição(associado à plataforma de difusão)
3.3 Workflow dos softwares de edição não lineares
3.4 Técnicas de ingest
3.5 Técnicas de edição de imagem em timeline (sequencia)
3.6 sobreposição do vídeo em camadas e a sua gestão
3.7 Técnicas de composição com elementos gráficos
3.8 O som e os seus formatos
3.9 a edição de Som e a mistura quando em camadas.
3.10 Edição multi-camara
3.11 elementos avançados de edição
3.12 técnicas de exportação como produto de comunicação e informação
3.13 Formatos e codec para difusão

4.Desenvolvimento de conteúdos para diferentes plataformas
4 1 diferença de linguagem visual e audio nas diferentes plataformas
4.2 Diferentes formas de aquisição de imagem consoante as plataformas
4.3 Diferentes aspectc ratio aplicado a cada uma das plataformas

5. Pós produção
5.1 Grafismos
5.2 Grafismo animado
5.3 Noçõs basicas de animação
5.3.Ligação entre softwares
5.4 Conceitos basicos de correcção de cor e color grading


6.Desenvolvimentos de projetos
6.1 Conceção e produção de projetos com a aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo do semestre

Metodologia de avaliação
Frequência (época normal):
30% Participação (realização de trabalhos durante as aulas)
70% Trabalho Prático final (nota minima de 10 valores)

Os alunos são dispensados de exame, se a média ponderada das componentes apresentadas for igual ou superior a 9,5 valores


Época Exame e Recurso:

100% Trabalho Prático (Trabalho a executar na respetiva época)

O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 9,5 valores


Bibliografia
- Breslin, J. (2007). Produção de imagem e som. brasil: Campus
- Fridsma, L. e Gyncild, B. (2018). Adobe After Effects CC Classroom in a Book. (pp. 1-416). EUA: Adobe Press
- Grilo, J. (2007). As lições do Cinema. (Vol. 1). (pp. 218). Portugal: Colibri
- Martin, M. (2005). A Linguagem Cinematografica. Lisboa: Dinalivro

Método de Ensino
Aulas expositivas
Aulas práticas

Software utilizado nas aulas
Adobe Premiere Pro
Adobe After Effects
Adobe Audition
Davinci Resolve Studio

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 12 de julho de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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