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Comunicação Social

Literatura e Pensamento Contemporâneos

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 9054816.

Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A. Desenvolver a capacidade de reflexão sobre os momentos fundamentais do pensamento e da literatura em Portugal no Século XX e no dealbar do Século XXI; apreender e aprofundar o constructo teórico da literatura e compreender o papel da literatura na construção cultural e social das identidades e do pensamento.
B. Contextualizar autores e obras da literatura Portuguesa; reconhecer Escolas, Movimentos e correntes literárias da contemporaneidade e hodiernidade e percepcionar o seu enquadramento na literatura e sociedade portuguesas.
C. Aperceber a obra literária como documento social através de leituras reflexivas e sócio-analíticas.

Programa
I. Introdução; A literatura - objeto e natureza; conceitos.
1. Literatura, Identidade e Memória.
1.1 a literatura como arte e a literatura como representação do mundo.
1.2. a literatura como veiculo identitário e como reformulação da memória.
2.As Literaturas de Expressão Portuguesa: referência exemplificativa de alguns autores e obras.
3. Os movimentos culturais que consubstanciam a modernidade.
II. A Literatura e o Pensamento em Portugal das Décadas de vinte a sessenta do século XX.
1.Os autores independentes: Aquilino Ribeiro, Florbela Espanca e Irene Lisboa.
2. O Presencismo e a representação da Geração da Presença - Régio e Torga.
3. O Realismo Social e o Neorrealismo. José Rodrigues Migueis e Manuel da Fonseca.
4. Anos 60 - uma literatura de ruptura.
5. O Pensamento cultural Português.
III. A Hodiernidade.
1. As manifestações culturais do Portugal Democrático/Europeu.
2. A literatura finissecular e hodierna.
2.1. A desconstrução dos géneros literários.
2.2. As novas formas de representação literário do mundo.
Leitura e discussão de ensaios e de obras literárias.

Metodologia de avaliação
• Avaliação por frequência:
- Dissertação em aula de um tema proposto/ discussão de uma obra literária (45%)
- Prova escrita (55%); nota mínima 8 valores.
• Avaliação por exame:
- prova escrita 100%
• Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame.
• Trabalhadores- estudantes: devem contactar a docente no decorrer das duas primeiras duas semanas de aulas para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação.
• Estudantes Erasmus: devem contactar a docente no decorrer das duas primeiras duas semanas de aulas para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação.
• Em todas as épocas de Avaliação:
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Bourdieu, P. (1996). As Regras da Arte genese e estrutura do Campo Literário. lisboa: Editorial Presença
- D'Oliveira Martins, G. (2007). Portugal, Identidade e Diferença. lisboa: Gradiva
- Lourenço, E. (2001). Labirinto da Saudade. lisboa: Gradiva
- Prado Coelho, E. (2004). O fio da modernidade. lisboa: Noticias
- Silva, A. (2000). Ensaios sobre literatura...;. (Vol. I; II). Lsboa: Ancora
- Zéfraffa, M. (1994). Romance e Sociedade. Lisboa: Ideias e Formas
- Benjamin, W. (2016). Ensaios sobre literatura. lisboa: Assirio e Alvim

Método de Ensino
a)Aulas teóricas expositivas consubstanciadas nas teorias fundamentais.
b) Aulas teórico/práticas de leitura e análise das obras e textos de reflexão.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint
Moodle
Microsoft Teams

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas

 


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