IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Tecnologias Integradas de Produção Industrial

Tecnologia da Celulose

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6647/2020 - 25/06/2020

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 56,0 TP , Cód. 651613.

Docente(s)
- Manuel Alberto Nogueira Henriques Rosa (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Desenvolvimento de capacidades para a compreensão das variáveis dos processos de cozimento e de branqueamento, dos fundamentos da recuperação de químicos e do controlo de qualidade típico na fábrica da pasta. Capacidade para identificar os equipamentos de processo e as suas funções.

Programa
Componente teórica
1-Generalidades; 2-Produção, recepção e preparação da madeira; 3-Tipos de processos de produção de pastas; 4-Processo kraft; 5-Variáveis importantes de uma lixívia kraft; 6-O cozimento kraft; 7-Processo sulfito; 8-Separação de nós, lavagem e depuração; 9-Branqueamento; 10-Tratamentos finais; 11-Controlo de qualidade; 12-Caldeira de recuperação.

Componente prática
1-Cozimento Kraft; 2-Determinação do índice kappa; 3-Determinação da alcalinidade activa e efectiva; 4-Branqueamento com hipoclorito de sódio; 5-Branqueamento com dióxido de cloro; 6-Branqueamento com peróxido de hidrogénio; 7-Branqueamento por etapas; 8-Determinação do cloro activo; 9-Determinação do oxigénio activo; 10-Determinação do consumo de agente branqueador; 11-Determinação do índice de viscosidade; 12-Formação de folhas e leitura da reflectância.

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua consiste numa componente teórica com três testes totalizando 10 valores e numa componente prática que será avaliada através de um relatório totalizando 10 valores. A soma das duas componentes equivale à nota final e terá que ser igual ou superior a 10 valores. Em época de exame e de exame de recurso, os alunos poderão se avaliados apenas numa ou nas duas componentes simultaneamente. A avaliação da componente teórica consiste num teste escrito e da componente prática na entrega de um novo relatório do trabalho prático efectuado.

Bibliografia
- Dence, C. e Reeve, D. (1996). Pulp Bleaching: Principles and Practice. Atlanta: TAPPI Press
- Popa, V. (2020). Pulp Production and Processing. Berlim: de Gruyter
- Smook, G. (2016). Handbook For Pulp and Paper Technologists. Atlanta: TAPPI Press

Método de Ensino
Nas aulas teóricas são leccionados os fundamentos teóricos da química dos processos de cozimento e de branqueamento, bem como os fundamentos teóricos físicos do descasque, destroçamento e crivagem. As aulas teóricas apoiam-se em apresentações de dia

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 22 de dezembro de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado