IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Gestão da Edificação e Obras

Física Aplicada

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019

5 ECTS; 1º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 81866.

Docente(s)
- Eugénio Manuel Carvalho Pina de Almeida (2)
- Fernando Manuel Lino Gonçalves Antunes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
Compreender os princípios e conceitos básicos da física e o papel da física na ciência e engenharia. Desenvolver competências para analisar e resolver problemas no âmbito da mecânica com vários corpos idealizados.

Programa
1. Conceitos gerais: Medidas e unidades; Sistema Internacional de Unidades; Medições e erros.
2. Cinemática.
3. Dinâmica.
4. Trabalho e energia.
5. Corpo rígido, estática e elasticidade.
6. Hidrostática.
7. Movimento vibratório e ondulatório.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
A metodologia de avaliação contínua compreende duas componentes:
(i) um trabalho prático (TP1) realizado em época de frequência/período de contacto (entregue em data a definir com os estudantes), com a classificação mínima de 9 valores cotado para 20 valores e ponderação 0.3 na classificação final.
(ii) uma prova escrita (PE1), realizada em época de frequência com a classificação mínima de 8 valores cotada para 20 valores e ponderação 0.7 na classificação final.
A classificação final (CF) corresponde à soma das classificações das duas componentes ponderadas: CF=0.7xPE1+0.3xTP1. São aprovados os estudantes que obtiverem uma classificação final maior ou igual a 10 valores.
Avaliação por exame:
A metodologia de avaliação por exame compreende uma prova escrita de exame (PE2), realizada em época de exame ou de exame de recurso, com a classificação mínima de 10 valores cotada para 20 valores. CF=PE2

Bibliografia
- Almeida, G. (2002). Sistema Internacional de Unidades. Lisboa: Platano editora
- Alonso, M. e Finn, E. (1981). Física: um curso Universitário. (Vol. I & II). : Edgard Blutcher
- Johnston, R. e Beer, F. (2011). Mecânica Vetorial para Engenheiros. Estática. : Mc Graw Hill
- Resnick, J. e Halliday, D. (2009). Fundamentos de Física. (Vol. I & II). Rio Janeiro: LTC-Livros Técnicos e Científicos

Método de Ensino
Exposição apoiada em recursos adequados, textos escritos e audiovisuais. Discussão de conceitos e exemplos práticos para reflexão dos estudantes e consolidação dos conteúdos teóricos e práticos.

Software utilizado nas aulas
N.A.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 06 de fevereiro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado