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Ano Letivo: 2022/23

Comunicação Social

Atelier II

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

7 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054610.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Esta UC tem por objetivo dotar os estudantes de conhecimentos sobre práticas jornalísticas. Assim, no final do semestre, os estudantes devem:
A - Dominar a atualidade informativa: através de diferentes conteúdos produzidos por jornalistas analisar os acontecimentos que marcam a agenda mediática, com sentido crítico.
B - Dominar técnicas jornalísticas: com especial destaque para as atuais necessidades de informação credível e enquadrada nos objetivos da profissão, os estudantes devem aperfeiçoar técnicas que lhes permitam produzir peças jornalísticas para publicação no jornal laboratório.
C - Produzir Reportagens: num enquadramento local e regional, no âmbito do Jornalismo de Proximidade, os alunos devem pesquisar informação, propor temas a abordar, ir para o terreno contactar com as fontes e produzir trabalhos no Género Jornalístico Reportagem (com componentes multimédia).
D - Produzir Entrevistas: num enquadramento de Jornalismo Independente, os estudantes devem pesquisar potenciais protagonistas de estórias relevantes, passando depois o seu resultado para um formato escrito.
E - Organizar um evento: englobando as temáticas e as práticas abordadas, os estudantes devem organizar uma sessão de debate, com convidados, destinado à comunidade académica e não só.


Programa
COMPONENTE TEÓRICA-PRÁTICA
1. A atualidade informativa através de podcats, rubricas e trabalhos jornalísticos - audição, leitura e análise de conteúdos jornalísticos de referência que descodificam os acontecimentos e tendências da agenda mediática.
2. O Jornalismo de Proximidade - O reconhecimento da Informação como fator de aproximação e de valorização dos indivíduos e das comunidades em que se inserem, que promove a divulgação de acontecimentos, mas também a preservação das memórias.
3. O Jornalismo Independente - A alternativa ao Jornalismo ‘mainstream’, com a tomada de consciência de que existem diversas formas de informar, com prioridades e ritmos diferentes, cumprindo todas uma função social fundamental na sociedade atual.
COMPONENTE PRÁTICA
4. Interesse e relevância jornalística - Identificar temas, assuntos e protagonistas que acrescentem valor ao ato de informar.
5. Pesquisa de informação - Saber procurar conteúdos através do contacto direto e online.
6. Fontes de informação - Os profissionais, os responsáveis por instituições e os cidadãos comuns.
7. A Entrevista - O recurso deste Género que assenta na arte de perguntar, tendo como suporte os podcasts informativos, mas também a sua representação escrita e visual.
8. A Reportagem - A importância deste Género Jornalístico numa altura em que a contextualização e a verificação dos factos são mais importantes do que nunca, a par de importância da técnica e da criatividade.

Metodologia de avaliação
AVALIAÇÃO POR FREQUÊNCIA
- Testes e análises em contexto de aula - 20%
- Trabalhos práticos em contexto de aula - 20%
- Produção de Reportagem - 20%
- Produção de Entrevista -20%
- Organização de evento - 10%
- Participação e assiduidade - 10%

Nesta época a avaliação é contínua.
Nesta UC aplicam-se o ponto 5 do artº 8º (2/3 presenças) e o ponto 3 do artº 11º (exclusão exame) do Reg. Académico das Escolas do IPT.

AVALIAÇÃO POR EXAME
- Testes e análises em contexto de aula - 20%
- Trabalhos práticos em contexto de aula - 20%
- Reportagem submetida via Moodle até uma semana antes da data do Exame de acordo com as características aí definidas - 20%
- Prova prática - 40%

EM TODAS AS ÉPOCAS
A classificação final resulta da média ponderada das classificações obtidas nas diferentes componentes de avaliação, considerando os respetivos pesos.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Reg. Académico do IPT.
Os TE devem contactar a docente no decorrer das duas primeiras duas semanas de aulas para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação.
Os estudantes Erasmus e Internacionais devem contactar a docente duas semanas após a sua chegada.

Bibliografia
- Figueiras (et al), I. (2019). Jornalismo em tempo de pós verdade (ebook). Lisboa: Dumar
- Gradim, A. (2016). Framing, o enquadramento das notícias. Lisboa: Horizonte
- Lusa, A. (2012). Livro de Estilo da Lusa. Lisboa: Lusa
- Pinto (et al), M. (2017). Ser jornalista - Roturas e Continuidades. Online: Sopcom
- Público, J. (2005). Livro de Estilo do Público. Lisboa: Público

Método de Ensino
Método expositivo.
Análise em conjunto de conteúdos jornalísticos.
Acompanhamento pela docente dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
Edição e correção de trabalhos de forma individual e coletiva.
Apoio na organização do evento.

Software utilizado nas aulas
Plataformas de e-elearning, ferramentas de produtividade e wordpress.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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