Técnicas de Comunicação

 

TeSP - Gestão Comercial e Vendas, Publicação em Diário da República - Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016

2 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
No final desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de: - Explicar os princípios da comunicação; - Comunicação Interpessoal; Apresentações pessoais e comerciais; Comunicação empresarial; - Como fazer o plano de comunicação.

Programa
- O processo da comunicação; - Psicossociologia da comunicação. - Comunicação empresarial (interna, institucional e comercial); - O plano de comunicação; - Assessoria de comunicação; - Negociação empresarial: objectivos e técnicas.Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e, promover oportunidadesde aprendizagem ao longo da vida para todos. (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 4,conforme Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015).

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: realização de trabalho prático (40%)(individual ou em grupo) e um teste (60%, com nota mínima de dez valores).
Exame normal: Exame(100%).

Bibliografia
- Barton, P. (2014). Maximizing Internal Communication. (Vol. 1). New York: Tyler TIchelaar
- Kotler, P. e Kartajaya, H. e Iwan, S. (2017). Marketing 4.0 - Do tradicional ao digital. (Vol. 1). Portugal: Actual Editora
- Monteiro, D. e Almeida, F. e Campos, J. (2014). Comunicação 2.0 - Como o poder da web influencia decisões e desafia modelos de negócio. (Vol. 1). Lisboa: Actual Editora

Método de interação
Casos práticos, exercícios e apresentações.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável