Métodos quantitativos

TeSP - Gestão Administrativa de Recursos Humanos
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Ana Cristina Becerra Nata dos Santos

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. Dotar os alunos de ferramentas necessárias à modelação e à resolução de problemas por meio de alguns modelos:
1.1. matemáticos;
1.2. estatísticos.
2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, analítico e crítico.

Programa
1. CÁLCULO ALGÉBRICO E FUNÇÕES ELEMENTARES
1.1. Generalidades sobre os sistemas numéricos e expressões polinomiais
1.2. Resolução de equações, inequações e sistemas de equações lineares, com referência a exemplos de aplicação
1.3. Conceito de função real de variável real
1.4. Estudo de algumas funções algébricas elementares; estudo das funções exponencial e logarítmica; análise das suas aplicações a certos problemas de natureza económica

2. ESTATÍSTICA DESCRITIVA
2.1. Considerações preliminares
2.1.1. População e Amostra
2.1.2. Fases do Método Estatístico
2.1.3. Exploração dos dados e Inferência Estatística
2.1.4. Exemplos de aplicação da estatística
2.2. Tipo de dados
2.2.1. Dados qualitativos
2.2.2. Dados quantitativos
2.3. Distribuição de frequências e sua representação gráfica
2.4. Medidas de Estatística Descritiva
2.4.1. Medidas de localização
2.4.2. Medidas de dispersão
2.4.3. Medidas de forma: assimetria e achatamento

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 0.8T1+0.2T2, em que T1=teste escrito e T2=trabalho individual em Excel (realizado em sala de aula), ambos cotados para 20 valores, sem consulta e com nota mínima de 5 valores. As notas T1 e T2 são arredondadas às centésimas e apenas a classificação final será arredondada às unidades.
Avaliação por exame: metodologia igual à avaliação contínua.
Aprovação (em qualquer modalidade): classificação final superior ou igual a 10 em 20, desde que cumpridas
as restrições mencionadas anteriormente.

Bibliografia
- Armstrong, B. e Davis, B. e Armstrong, W. (2003). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus. USA: Pearson Education
- Reis, E. (2009). Estatística Descritiva. Portugal: Edições Silabo
- Siegel, A. e Morgan, C. (1996). Statistics and Data Analysis: An Introduction. Study Guide Wiley International Edition,. USA: John Wiley & Sons
- Pedrosa, A. e Gama, S. (2016). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística, com Excel. Lisboa: Porto Editora

Método de interação
Nas aulas teóricas introduzem-se os conceitos e de seguida abordam-se as respetivas aplicações. As aulas teórico-práticas destinam-se à resolução de exercícios incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Excel