Mestrado em Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários

Área científica predominante:
, 120 ECTS, 4 semestres, Código oficial do curso: MB41
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

Ministrado em associação com: Escola Superior de Atividades Imobiliárias

 

 APRESENTAÇÃO E DESTINATÁRIOS

A evolução do mercado imobiliário português, alinhando-se com o europeu, tem registado um forte incremento na procura de investimentos em ativos imobiliários tanto por investidores particulares como por parte de entidades institucionais e grandes grupos internacionais. Esta pressão na procura de imóveis motiva no mercado também maior exigência de competências técnicas e científicas em avaliação imobiliária e gestão do património edificado aos profissionais que atuam no setor.

O ciclo de estudos de Mestrado em Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários visa assim formar profissionais orientados para avaliação imobiliária e gestão do património edificado, capacitados com novas metodologias de investigação e de trabalho que garantam desempenhos de excelência, sustentados por competências inovadoras, desenvolvidas num ambiente académico vocacionado para a realidade imobiliária e os seus intervenientes.

 

OBJETIVOS

  • Compreender o funcionamento dos mercados imobiliários;
  • Apreender as diferentes noções de valor aplicado aos bens imóveis;
  • Conhecer os aspetos teórico-práticos da Avaliação Imobiliária e da Gestão de Ativos Imobiliários;
  • Conhecer e saber aplicar as principais técnicas e métodos da análise de projetos de investimentos imobiliários;
  • Compreender o conceito de risco e a sua aplicação na avaliação de projetos de investimento imobiliário;
  • Desenvolver modelos de análise e interpretação do mercado;
  • Iniciar a prática de investigação sobre o imobiliário;
  • Conhecer o domínio da avaliação e gestão de ativos imobiliários, integrando os problemas de segurança, qualidade, sustentabilidade e ambiente, eficiência energética e planeamento urbanístico;
  • Adquirir espírito crítico e capacidade de entender os problemas reais do setor da construção civil e do imobiliário;
  • Adquirir competências de expressão oral, escrita e gráfica e capacidade de comunicar as conclusões e os raciocínios de forma clara e sem ambiguidades.

 

CONDIÇÕES DE ACESSO

Serão consideradas candidaturas de detentores de grau académico superior nacional ou estrangeiro equivalente ao 1º ciclo nas áreas das finanças, da gestão imobiliária, gestão, da economia, da contabilidade, da matemática aplicada à economia e à gestão, da engenharia, do direito e da arquitetura, com experiência profissional mínima de 5 anos e/ou formação anterior nas áreas científicas de Gestão e Avaliação Imobiliária.

De acordo com a alínea d) do artigo 17º do Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei nº107/2008 de 25 de Junho, são ainda avaliadas outras candidaturas consideradas adequadas pela comissão científica e pedagógica.

As candidaturas serão analisadas com base na classificação final do 1º ciclo, na análise curricular e numa eventual entrevista, se necessária para eventuais desempates.

Critérios de Seleção e Seriação

Candidaturas