Laboratório de Arqueologia e Conservação do Património Subaquático

Liguem-se a nós no  facebook - LACPS

Foi criado em 2012 para dar apoio à investigação de docentes e alunos em formação na ciência da Arqueologia e na área da Conservação, neste último caso, com enfoque na aplicação no património proveniente de meios húmidos ou encharcados.
Neste sentido, propõem-se a desenvolver estudos, pesquisas e intervenções, quer no âmbito da investigação académica ou na prestações de serviços, desde cartas arqueológicas; projetos de gestão e educação patrimonial; prospeções, acompanhamentos e intervenções de escavação arqueológica; estudos de laboratório e conservação de materiais provenientes de meios húmidos; estudos de conservação in situ de estruturas subaquáticas ou de meios húmidos; consultadoria técnica e científica.

Responsável Laboratório (alexfiga@ipt.pt)

Alexandra Figueiredo, Responsável

Para cumprir sua finalidade visa:

· Incentivar a conceção e execução de projetos com a participação de comunidades locais, bem como promover projetos de musealização e exposições temáticas de coleções arqueológicas terrestres ou de meio húmido;

· Incentivar, apoiar e promover políticas públicas de proteção aos sítios arqueológicos;

· Promover uma política de gestão imediata de sítios, meios e bens arqueológicos,

· Captar recursos para a realização de projetos, pesquisas, exposições, ações, eventos ou atividades de educação ou de valorização e preservação do património, com relação à sociedade e à comunidade científica.

· Promover a divulgação científica, para a comunidade académica, fomentando a publicação e ampla circulação dos resultados numa disseminação entre pares.

· Realizar investigação, dando apoio aos investigadores internos do IPT e esxternos, com interesse em desenvolver atividades associadas ao Laboratório, quer garantindo apoio logístico e estrutural, quer na troca de valências entre colaboradores.

· Desenvolver prestações de serviços no âmbito do património arqueológico ou da conservação e restauro do património subaquático.

· Possui como pretensão geral dar suporte teórico-prático de consultadoria e apoio técnico e logístico, quer a nível nacional, quer internacional, nas seguintes vertentes:

o Trabalhos efetuados pelos docentes do IPT no contexto da sua formação (Mestrados e Doutoramentos) ou de trabalhos de investigação;

o Trabalhos desenvolvidos por alunos do IPT que envolvam competências técnicas aplicadas ao estudo e salvaguarda do património, quer a nível de projetos de disciplinas dos seus cursos, quer a nível de trabalhos de fim de curso ou de formação pós-graduada;

o Desenvolvimento de investigação ou prestações de serviço enquadrado em parcerias entre o IPT e outras instituições públicas.

o Desenvolvimento de investigação ou prestações de serviço enquadrado em parcerias entre o IPT e o tecido empresarial e industrial.

o Desenvolvimento de investigação ou prestações de serviço enquadrado em parcerias entre o IPT e associações de investigação ou culturais.

São elementos integrantes e colaborantes do LACPS:

· Alexandra Figueiredo Instituto Politécnico de Tomar, Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, Centro de Ciências Históricas, Universidade Autónoma Lisboa, Doutorada em Arqueologia e Pré-história.

· Silvério Figueiredo Instituto Politécnico de Tomar, Centro de Geociências, Universidade de Coimbra, Doutorado em Paleontologia.

· Gonçalo Leite Velho Instituto Politécnico de Tomar, Doutorado em Arqueologia e Pré-história.

· Fernando Coimbra Centro de Geociências, Universidade de Coimbra, Doutorado em Arte Pré-histórica.

· Luis Santos Instituto Politécnico de Tomar, Doutorado em Biologia

· Rui Gonçalves Instituto Politécnico de Tomar, Doutorado, Geofísica

· Cláudio Monteiro Doutorado em Arqueologia - Conservação de Materiais Subaquáticos, CAAPortugal, Centro de Ciências Históricas da Universidade Autónoma de Lisboa

· Anderson Tognoli, Universidade de São Paulo (Brasil) - Doutorando em Arqueologia - Zooarqueologia