Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade

2019

* Apresentação do estudo “O Impacto económico dos Institutos Superiores Politécnicos em Portugal”

04 de abril - A equipa do IPT representada pelos docentes Fátima Pedro, Luís Grilo e a técnica superior Catarina Morgado, estiveram presentes na apresentação do estudo "O Impacto Económico dos Institutos Superiores Politécnicos em Portugal", evento organizado pelo CCISP no auditório da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. O registo da sessão pode ser consultado aqui e o resumo do estudo aqui.

O trabalho apresentado na conferência "O Impacto económico dos Institutos Politécnicos em Portugal" está depositado no RCAAP.

*************************

* Mobilidade Erasmus staff - Université Paris 8 (França)

28 a 30 de maio - No âmbito de uma mobilidade Erasmus staff, a técnica superior Catarina Morgado esteve na Université Paris 8 em França e conheceu o funcionamento do Sistema Interno de Garantia da Qualidade num país europeu e a estrutura da equipa da Qualidade da Instituição.

* Estudo sobre "Impacto Económico do IPT na região do Médio Tejo"

02 de março - Por despacho do Presidente do IPT, a técnica superior - Catarina Morgado, integrou a equipa nomeada para a realização de 2 estudos nacionais, envolvendo 12 Institutos Politécnicos, promovidos pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), um sobre o tema "Impacto Económico dos Institutos Politécnicos na Economia Local" e um segundo sobre o tema "Avaliação dos Institutos Politécnicos"

IPT integra a Comissão Sectorial para a Educação e Formação (CS/11) do IPQ

21 de fevereiro - O IPT, representado pela técnica superior do CAQ - Catarina Morgado, integrou a CS/11 com a 1.ª participação na reunião do Grupo de Trabalho para a Qualidade no Ensino Superior (GT2) que decorreu na Universidade do Porto. O tema principal da sessão foi "Sistemas de Informação" e contou com a presença do Responsável pelo Gabinete de Informática - Joaquim Pombo.

* Curso de Formação "Sistemas de Gestão da Qualidade - Impementação NP EN ISO 9001:2015"

7 a 8 de fevereiro - A técnica superior do CAQ - Catarina Morgado frequentou um curso de formação intitulado "Sistemas de Gestão da Qualidade - Implementação NP EN ISO 9001:2015 nas instalações do Instituto Português da Qualidade na Caparica com o formador - Eng.º Hermínio Henrique. Os principais objetivos deste curso:

- compreender os conceitos gerais relativos à gestão da qualidade;

- conhecer e compreender o conteúdo da norma NP EN ISO 9001:2015;

- atuar no sentido de dinamizar a implementação de sistemas de gestão da qualidade.

* Consórcio MAIOR Empregabilidade

Ao longo do ano de 2017, a técnica superior do CAQ - Catarina Morgado, como membro do Observatório de Inserção na Vida Ativa (OIVA) do IPT e em conjunto com a Responsável - Isabel Ferreira, esteve presente em várias sessões do Consórcio MAIOR Empregabilidade.

- 02 de junho | Tema: Comunicação e Marketing Digital | Instituto Politécnico de Lisboa

- 07 de julho | Tema: Os Trabalhadores do Futuro. O Futuro do Trabalho | Instituto Politécnico de Setúbal

- 27 de outubro | Tema: Marketing Pessoal e Personal Branding | Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

IPSetúbal

* III Seminário Ser Diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Percursos e Retornos

09 de junho - A técnica superior do CAQ - Catarina Morgado, em conjunto com os docentes Célio Marques, Helena Monteiro e Isabel Ferreira, esteve presente no III Seminário Ser Diplomado do Ensino Superior: Escolhas Percursos e Retornos, promovido pelo ObservatoriUM - Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da Universidade do Minho, em Braga.

* Criação do Gabinete Alumni do IPT

17 de novembro - Por despacho do Vice-Presidente do IPT - Doutor João Coroado, a técnica superior do GQS - Catarina Morgado é membro do Gabinete Alumni do IPT, juntamento com a professora Isabel Ferreira como coordenadora e  os professores Helena Monteiro e Célio Marques.

* Colaboração com o Observatório de Inserção na Vida Ativa (OIVA) do IPT

Desde o dia 01 de junho - Por despacho do Presidente do IPT, a técnica superior - Catarina Morgado presta apoio ao OIVA colaborando nos projetos: Empregabilidade, Voluntariado e Núcleo Alumni.

2016_  _2019

* Encontro Nacional | A Concretização do Processo de Bolonha em Portugal

28 de março - A equipa do Centro de Avaliação e Qualidade (CAQ) do IPT - Valetim Nunes e Catarina Morgado, estiveram presentes no Encontro Nacional sobre “A Concretização do Processo de Bolonha em Portugal” organizado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco no auditório da Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

O responsável pelo CAQ fez uma intervenção onde apresentou uma comunicação sob o tema: Processo de Bolonha no Instituto Politécnico de Tomar: do Projecto à Concretização. Todos os textos das comunicações apresentadas foram integradas numa publicação com registo ISBN: 978-989-8196-22-4, disponível no RCAAP. Durante o encontro, foram afixados posters das Instituições de Ensino Superior. Pode ser consultado aqui o poster do IPT.