MOVING PICTURES | Cinema, Tourism and Peripheral Areas

 

Este Colóquio Internacional realiza-se no próximo dia 8 de junho de 2018 |  Sala Q102 |  Instituto Politécnico de Tomar

Portugal usufrui atualmente de grande popularidade enquanto destino turístico. Verifica-se, no entanto, uma concentração de turistas, que começa a ser avassaladora, na região costeira e em grandes cidades como Porto, Lisboa e Faro, ficando as zonas com menor impacto mediático e de reduzida densidade populacional votadas aos efeitos nocivos da interioridade.

O turismo fílmico, enquanto hipónimo do turismo cultural, não deve ser ignorado aquando da delineação de estratégias que visem diversificar a oferta turística de um local. Particularmente quando se trata de locais considerados periféricos, mas que se querem assumir como possíveis destinos ainda que de teor alternativo.

Não sendo um desequilíbrio exclusivo de Portugal, a concentração de turistas em áreas, já de si, densamente povoadas conduz a uma não distribuição dos benefícios que o turismo traz e, consequentemente, à emergência de frustrações várias por entre todas as partes envolvidas. Muitas vezes negligenciadas em campanhas de promoção turística internacionais, devido à perceção negativa que, por norma, se associa a regiões mais remotas e menos povoadas, é fundamental dar visibilidade aos aspetos que as tornam únicas e distintas. É com este desafio em mente que o Instituto Politécnico de Tomar, através da atividade Journeying the Screen II do Projeto MOVTOUR: Turismo e Cultura para e com a Sociedade, promove o Colóquio Moving Pictures: Tourism, Cinema and Peripheral Spaces, convidando para o mesmo um leque de peritos e peritas no domínio do Turismo Fílmico e do Turismo Criativo.

INSCRIÇÕES GRATUITAS e programa completo em www.journeyingthescreen.ipt.pt
Contacto: journeyingthescreen@ipt.pt

Organização:
Instituto Politécnico de Tomar
Laboratório de Turismo
MovTour | Turismo e Cultura com e para a Sociedade

compete

^ Topo