IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico

Encerramento da Exposição Carlos Relvas

 

No passado fim-de-semana encerrou na Galeria do IPT a Exposição Carlos Relvas, um homem tem duas sombras: Paisagens, (Auto)Retratos, Objectos e Animais.

Esta exposição relativa ao Fotógrafo Carlos Relvas, foi a primeira desta envergadura e qualidade no distrito de Santarém e uma das poucas em Portugal.

Foi inaugurada na Galeria do IPT, em Tomar, na presença do Presidente do IPT e de cerca de 80 pessoas, que fizeram questão de ali estar, membros do Conselho Consultivo do CEFGA, professores, estudantes e público em geral.
Esta exposição esteve disponível cerca de três meses, de outubro a janeiro, e recebeu cerca de 300 visitantes.

Esta exposição foi parte integrante da 6ª Semana da Fotografia da Golegã - 9 a 14 de outubro de 2017

A 6ª Semana da Fotografia da Golegã, organizada pelo Centro de Estudos em Fotografia da Golegã, CEFGA, Unidade Orgânica do IPT, que resulta de protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal da Golegã e o Instituto Politécnico de Tomar, terminou também com significativo sucesso.

Verificaram-se mais de 40 participações no conjunto dos workshops disponibilizados. Os participantes deslocaram-se à Golegã para frequentarem os workshops que versaram diversos aspetos da prática e da Cultura Fotográfica, desde a introdução à fotografia, passando pelos processos fotográficos históricos, pela preservação de coleções fotográficas e pela reflexão sobre a produção artística em fotografia, sempre na proximidade da Casa-Estúdio e na inspiração de Carlos Relvas.

A Luz e a Câmara: 5 participações;
O Laboratório Preto e Branco: 4 participações;
O Papel Salgado: 5 participações;
O Colódio Húmido: 6 participações;
Camera Obscura a Céu Aberto: 13 participações;
Preservação de Colecções Fotográficas: 12 participações;
TOTAL: 45 participações

A programação da 6ª Semana da Fotografia da Golegã ofereceu aos seus participantes a possibilidade de fazerem um percurso formativo e progressivo ao longo de uma sequência lógica de workshops que começou com o estudo da câmara fotográfica e da luz e que passou depois pelo laboratório preto e branco e pelos processos fotográficos históricos e artesanais.

Este percurso formativo culmina na possibilidade de escolher a preservação de coleções fotográficas, pela primeira vez na Golegã, ou projeto experimental que proporcionou reflexão sobre alguns aspectos mais conceptuais da produção artística envolvendo o registo fotográfico.

Pela primeira vez foi possível juntar estudantes de três das mais prestigiadas Escolas que ensinam fotografia: o Ar.Co, de Lisboa, a ESAD das Caldas da Rainha e a ESTT de Tomar.

Os participantes deixaram a Golegã com elevado grau de satisfação.
A ação junto das Escolas da Golegã foi extremamente bem recebida por professores e alunos de todas as idades como é tão bem demonstrado pela excelente reportagem da RTP 1, no Portugal em Directo, que levou a Golegã e a 6ª Semana da Fotografia a todo o país: https://www.rtp.pt/play/p3028/e309950/portugal-em-direto

O impacto nacional da 6ª Semana da Fotografia da Golegã foi também verificado pelo facto de muitos dos participantes se terem deslocado de fora da região.

A Exposição de Carlos Relvas, um homem tem duas sombras, foi a primeira desta envergadura e qualidade no distrito de Santarém e uma das poucas em Portugal, foi inaugurada na Galeria do IPT, em Tomar, na presença do Presidente do IPT e de cerca de 80 pessoas, que fizeram questão de ali estar, membros do Conselho Consultivo do CEFGA, professores, estudantes e público em geral.
Esta exposição esteve disponível cerca de três meses, de outubro a janeiro, e recebeu cerca de 300 visitantes.

A 6ª Semana da Fotografia da Golegã proporcionou assim o reforço da parceria entre a CMG e o IPT, através do CEFGA, e a criação de novas parcerias, nomeadamente com o Agrupamento Escolar da Golegã, com “A Oficina” Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães e com o Centro de Ciência Viva - Observatório Astronómico de Constância.

 
<< back
 
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado