Com a duração de um ano e meio (3 semestres), o Mestrado em Analítica e Inteligência Organizacional, alinhado com as necessidades atuais e futuras das organizações, assenta em tecnologias disruptivas como base da Indústria 4.0 e Portugal 2020, estabelecendo uma forte e efetiva ligação ao mercado de trabalho.
Tem como objetivo promover as dinâmicas resultantes da adaptação do conceito da tripla-hélice: baseada nas instituições de ensino e investigação (universidades e politécnicos), como indutoras das relações com as empresas (setor produtivo de bens e serviços) e entidades públicas (setor regulador e fomentador da atividade económica), visando a produção de novos conhecimentos, a inovação tecnológica e o desenvolvimento económico.
Visa formar gestores de informação, dotados de conhecimentos e competências conducentes à geração de conhecimento organizacional, através da utilização de técnicas e ferramentas de transformação de dados em informação significativa e útil na análise de negócio (Inteligência Organizacional), contribuindo assim para a geração efetiva de valor nas organizações. Os formados deste Mestrado terão a capacidade de agir como facilitadores da integração entre as tecnologias e as necessidades das organizações, constituindo-se ainda atores e fomentadores de uma estratégia de inovação.
Focado na importância da integração coerente de Produtos (tecnologia), Processos (Negócio) e Pessoas (Capital Humano), enquanto pilares básicos de uma gestão de conhecimento.
Estudo das ciências e tecnologias da informação, no que se refere à compreensão dos dados, da informação e do conhecimento, com vista à sua aplicação na gestão de sistemas de informação, visando a resolução de problemas, o apoio na tomada de decisões dos profissionais, o aumento da segurança,efetividade e eficiência organizacional.O ciclo de estudos visa formar gestores de informação, dotados de conhecimentos e competências que lhes permita liderar e orientar a conceção e o desenvolvimento de sistemas de informação, bem como definir, de forma autónoma ou colaborativa, estratégias, metodologias e instrumentos conducentes à promoção da inovação e aumento da eficiência dos processos organizacionais. Tem ainda como objetivo estudar soluções científicas e tecnológicas para a implementação de processos de gestão organizacional orientados pelo conhecimento, promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão sobre o conhecimento como componente fundamental da competitividade das empresas.